logo
 

O Instituto

Quem somos

 

Somos uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que desempenha atividades ligadas à cultura e à arte.

 

O Instituto Estação das Letras nasce do legado de muitas histórias e de um extenso currículo de 21 anos de projetos levados a cabo pela Estação das Letras, com programações culturais e de caráter formador nas áreas da criação literária e do mercado editorial. Das oficinas de escrita criativa, passando pela poesia, pelo conto e pelo romance, entre outros, até os cursos de editoração, revisão e copidesque, formação de livreiros e de editores, totalizando mais de 4 mil eventos, cursos e oficinas.
O IEL pretende dar continuidade e ampliar esse trabalho iniciado há mais de duas décadas pela Estação da Letras, contando com o apoio de uma rede de editores, autores, agentes sociais e educadores.

 


 

O que fazemos

 

Desenvolvemos, planejamos e executamos ações e projetos para disseminação da leitura e da escrita, como:

 

  • Oficinas de criação e apreciação literária e cursos de capacitação profissional voltados para o mercado editorial;
  • Atividades que levam a literatura a pessoas com dificuldades de acesso;
  • Ações que contribuem para ampliar o acesso da população ao livro e à leitura;
  • Programas de bolsas de estudo de criação literária e prêmios;
  • Eventos literários como: feiras, festivais, exposições, seminários, bienais, encontros de escritores, rodas de leitura e oficinas.

Desenvolvemos e gerenciamos projetos culturais e educacionais passíveis de financiamento por meio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura.


 

O que queremos

 

Promover, por meio da disseminação da leitura e da escrita, o desenvolvimento artístico e sociocultural dos cidadãos.

Fomentar e articular redes de discussão para aprimoramento das políticas públicas do livro voltadas para o livro, a leitura e as bibliotecas.

Incentivar o fortalecimento de projetos, redes e parcerias nacionais e internacionais.